Filie-se

A Ortodontia é uma especialidade da odontologia que visa corrigir o posicionamento dos dentes e ossos maxilares.

admin Comente 24.03.22 1189 Vizualizações Imprimir Enviar

A COLPOL em virtude da Semana de Saúde Bucal está realizando uma série de postagens com orientações de nossos dentistas especialistas sobre cada assunto.

ORTODONTIA

A Ortodontia é uma especialidade da odontologia que visa corrigir o posicionamento dos dentes e ossos maxilares. Quando há dentes tortos e desalinhados ou há problemas mais sérios nos ossos maxilares, a higienização é prejudicada, aumentando os riscos de diversos problemas que podem levar à perda dos dentes.

Também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação, provocando dores de cabeça, além de dores na região do pescoço, ombros e costas. Também podem ser responsáveis pelas síndromes da ATM.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporcionando uma aparência mais agradável e aumentando a longevidade dos dentes.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista.
Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se é recomendável pro seu caso, o tratamento ortodôntico.

O ideal é que as avaliações e tratamentos ortodônticos sejam realizados desde criança ou no início da adolescência.

Na idade adulta, por mais que esses problemas se tornem um pouco mais complexos, eles são perfeitamente tratados com aparelhos ortodônticos.

O tratamento ortodôntico pode ser:

PREVENTIVO

Quando a ortodontia visa evitar que ocorram complicações ou necessidades futuras de tratamentos mais complexos. Com o uso de técnicas específicas, os especialistas buscam impedir problemas de má oclusão.

INTERCEPTATIVO

Esse tipo de ortodontia atua quando são observadas alterações no desenvolvimento orofacial das crianças, situação que requer intervenções imediatas.

CORRETIVO

Trata-se da ortodontia mais conhecida e tradicional. Ela é aplicada quando é preciso corrigir problemas de alinhamento dos dentes ou oclusão.

O tratamento consiste na utilização de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis.
De forma gradativa, esses aparelhos movimentam os dentes, ossos maxilares e ossos mandibulares, tornando possível corrigir:

– Posicionamento inadequado dos dentes;
– Apinhamento dos dentes;
– Má oclusão;
– Diastema (espaço extra entre dois ou mais dentes) entre outros.

Autora: Cristiane Oliveira – CRO. 33615 – Ortodontista da COLPOL-RJ

Na COLPOL-RJ os atendimentos em ortodontia, são realizados nas quintas-feiras e Sextas-feiras, das 08 às 16 horas, e devem ser agendados através de nossos canais de atendimento:

– Baixe nosso APP COLPOL:
Basta digitar “COLPOL” na loja de aplicativos do seu celular, efetuar seu cadastro de forma simples e rápida e desfrutar dos benefícios da sua Associação.

– WhastApp: 21 – 96914-0012.

COLPOL-RJ trabalhando e lutando cada vez mais por seus associados e dependentes.

Força e Honra.

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?