Filie-se

Janeiro Branco

admin Comente 27.01.22 789 Vizualizações Imprimir Enviar

COLPOL – JANEIRO BRANCO

A Diretoria de Assuntos em Saúde do Trabalhador Policial da COLPOL compartilha a importante  contribuição do Psicólogo Rafael Rodrigues e nos traz essa questão:

Por que não dar uma pausa e pensar um pouco sobre essa campanha?

O Janeiro Branco, assim como o Outubro Rosa (campanha de conscientização sobre câncer de mama) e o Novembro Azul (campanha de conscientização sobre câncer de próstata), é o mês dedicado à Campanha de Conscientização sobre a Saúde Mental e Emocional.

Mas afinal, o que é saúde mental?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade. Diante disso podemos pensar que saúde mental está relacionada na maneira como o indivíduo lida com suas emoções (medo, raiva, alegria, surpresa, tristeza, …) e pensamentos nos desafios e nas mudanças que a vida exige, e como isso reflete na sociedade.

E como é medida a qualidade da saúde mental?

A qualidade da saúde mental está atrelada à inteligência emocional. Ou seja, a maneira na qual nos relacionamos com nossas emoções determinará nosso estado de saúde mental. Para isso, reconhecer as emoções, aprender a regulá-las e saber aplicá-las para as demandas do cotidiano, se fazem necessário para que haja qualidade na saúde mental.

Parece simples não é mesmo, e pode ser.

É exatamente nesse momento que podemos refletir em como anda nossa saúde mental, ou de pessoas próximas, e buscar ajuda especializada.

Há profissionais treinados e habilitados para ajudar nesse auxílio e tratar com o intuito de trazer equilíbrio e minimizar o sofrer psíquico.

Rafael Rodrigues

Psicólogo Clínico 

CRP 05/60533

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?