Filie-se

Estamos juntos na Campanha Abril Verde | Uma campanha pela vida

admin Comente 28.04.21 195 Vizualizações Imprimir Enviar

A Coligação dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro adere a Campanha Abril Verde e através da Diretoria do Departamento de Assuntos em Saúde do Trabalhador Policial enfatiza a importância de políticas públicas voltadas para a prevenção de acidentes de serviço e de doenças relacionadas com o trabalho nas Instituições de Segurança Pública.

No dia 28 de abril, é celebrado o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, que vida promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador.

A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei No. 11.121/2005, criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Lamentamos por aqueles que morreram ou adoeceram no exercício de suas atividades laborais.

A campanha deve servir de alerta às instâncias governamentais e aos Empregadores/Gestores e lançar iniciativas visando a implantação de políticas de prevenção de acidentes de serviço e de doenças relacionadas com o trabalho.
O fiel cumprimento das leis de saúde e segurança, especialmente, no serviço público, onde ainda existem muitas lacunas quanto a sua efetividade, é um grande desafio!

Na Segurança Pública, o dia a dia de trabalho dos agentes, em meio aos cenários de violência e criminalidade e circunstâncias diversas para salvamento constituem ambientes vulneráveis às incidências de acidentes de serviço e de acometimento de doenças físicas e mentais.

A atenção à Saúde desses trabalhadores cada vez mais ganha espaço nas mídias e literaturas científicas diante das ocorrências constantes de adoecimento e acidentes de serviço, podendo levar à invalidez ou até mesmo ao óbito. Ocorrências que podem ser previsíveis e preveníveis.

Em âmbito nacional, muitas são as nobres iniciativas implementadas nas Instituições de Segurança Pública, porém, tantas carecem de investimentos contínuos e serem de fato institucionalizadas como política de Estado.

Vamos conhecer um pouco mais sobre isso com a nossa Diretora Meire Cristine Souza

As leis de saúde e segurança do trabalho podem ser aplicadas também nas Instituições de Segurança Pública? Ela responde:
“Sim, podem e devem. A Política Nacional da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora ( Portaria nº 1.823, de 23 de Agosto de 2012) através do princípio da universalidade, assegura esse direito a todos os trabalhadores, inclusive os servidores públicos, onde os agentes de segurança pública estão inseridos, como os policiais civis, militares, penais e federais, bombeiros militares, agentes sócios educativos, guardas municipais dentre outros.

Além do cumprimento legal, qual a importância dessas ações? Ela responde:
” Essas ações visam a promoção de estratégias voltadas para a proteção integral à vida dos servidores, prevenindo acidentes e doenças por meio das diretrizes definidas por lei e pela fiscalização do ambiente de trabalho.”

Nesse contexto, e em virtude da Pandemia, as Instituições vem adotando medidas de proteção, mas de que forma os agentes também podem colaborar na prevenção dos acidentes e doenças relacionadas com o trabalho? Ela responde: ” A prevenção é a parte mais importante para segurança e saúde ocupacional. No ambiente de trabalho, as Instituições possuem responsabilidades, mas os servidores também. Adotar uma conduta de autocuidado e cuidado com o próximo é extremamente importante para estabelecer uma cultura de saúde. O uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPI); o uso efetivo de máscara; higienização das mãos e dos ambientes de trabalho e evitar aglomerações, dentre outras, devem ser sempre adotadas.
Além disso, especialmente, precisamos cuidar da nossa saúde mental, e para isso existem uma infinidade de meios e atividades. Realizar exercícios físicos, alimentação saudável e uma melhor qualidade do sono, são os pilares da boa saúde!
Entretanto, se diante de uma instabilidade emocional, ansiedade, insônia, pânico, percebendo que não consegue controlar sozinho, não tenha medo e procure ajuda profissional.

O importante é termos a consciência que a saúde é o nosso bem mais precioso! Precisamos dela para viver e conviver!!

Juntos por ambientes de trabalho seguros!

Obrigada e até a próxima!!

Meire Cristine F. Souza
Diretora do Departamento de Assuntos em Saúde do Trabalhador Policial

    Notícias

    Promoções atrasadas são publicadas

    Comente admin 26.04.21
    Sem categoria

    Novos coletes para os Policiais Civis

    Comente admin 07.04.21
    Notícias

    NOTA DE REPÚDIO

    Comente admin 02.04.21
    © 2021 COLPOL.