Filie-se

Estamos juntos na Campanha Abril Verde | Uma campanha pela vida

admin Comente 28.04.21 888 Vizualizações Imprimir Enviar

A Coligação dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro adere a Campanha Abril Verde e através da Diretoria do Departamento de Assuntos em Saúde do Trabalhador Policial enfatiza a importância de políticas públicas voltadas para a prevenção de acidentes de serviço e de doenças relacionadas com o trabalho nas Instituições de Segurança Pública.

No dia 28 de abril, é celebrado o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, que vida promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador.

A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei No. 11.121/2005, criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Lamentamos por aqueles que morreram ou adoeceram no exercício de suas atividades laborais.

A campanha deve servir de alerta às instâncias governamentais e aos Empregadores/Gestores e lançar iniciativas visando a implantação de políticas de prevenção de acidentes de serviço e de doenças relacionadas com o trabalho.
O fiel cumprimento das leis de saúde e segurança, especialmente, no serviço público, onde ainda existem muitas lacunas quanto a sua efetividade, é um grande desafio!

Na Segurança Pública, o dia a dia de trabalho dos agentes, em meio aos cenários de violência e criminalidade e circunstâncias diversas para salvamento constituem ambientes vulneráveis às incidências de acidentes de serviço e de acometimento de doenças físicas e mentais.

A atenção à Saúde desses trabalhadores cada vez mais ganha espaço nas mídias e literaturas científicas diante das ocorrências constantes de adoecimento e acidentes de serviço, podendo levar à invalidez ou até mesmo ao óbito. Ocorrências que podem ser previsíveis e preveníveis.

Em âmbito nacional, muitas são as nobres iniciativas implementadas nas Instituições de Segurança Pública, porém, tantas carecem de investimentos contínuos e serem de fato institucionalizadas como política de Estado.

Vamos conhecer um pouco mais sobre isso com a nossa Diretora Meire Cristine Souza

As leis de saúde e segurança do trabalho podem ser aplicadas também nas Instituições de Segurança Pública? Ela responde:
“Sim, podem e devem. A Política Nacional da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora ( Portaria nº 1.823, de 23 de Agosto de 2012) através do princípio da universalidade, assegura esse direito a todos os trabalhadores, inclusive os servidores públicos, onde os agentes de segurança pública estão inseridos, como os policiais civis, militares, penais e federais, bombeiros militares, agentes sócios educativos, guardas municipais dentre outros.

Além do cumprimento legal, qual a importância dessas ações? Ela responde:
” Essas ações visam a promoção de estratégias voltadas para a proteção integral à vida dos servidores, prevenindo acidentes e doenças por meio das diretrizes definidas por lei e pela fiscalização do ambiente de trabalho.”

Nesse contexto, e em virtude da Pandemia, as Instituições vem adotando medidas de proteção, mas de que forma os agentes também podem colaborar na prevenção dos acidentes e doenças relacionadas com o trabalho? Ela responde: ” A prevenção é a parte mais importante para segurança e saúde ocupacional. No ambiente de trabalho, as Instituições possuem responsabilidades, mas os servidores também. Adotar uma conduta de autocuidado e cuidado com o próximo é extremamente importante para estabelecer uma cultura de saúde. O uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPI); o uso efetivo de máscara; higienização das mãos e dos ambientes de trabalho e evitar aglomerações, dentre outras, devem ser sempre adotadas.
Além disso, especialmente, precisamos cuidar da nossa saúde mental, e para isso existem uma infinidade de meios e atividades. Realizar exercícios físicos, alimentação saudável e uma melhor qualidade do sono, são os pilares da boa saúde!
Entretanto, se diante de uma instabilidade emocional, ansiedade, insônia, pânico, percebendo que não consegue controlar sozinho, não tenha medo e procure ajuda profissional.

O importante é termos a consciência que a saúde é o nosso bem mais precioso! Precisamos dela para viver e conviver!!

Juntos por ambientes de trabalho seguros!

Obrigada e até a próxima!!

Meire Cristine F. Souza
Diretora do Departamento de Assuntos em Saúde do Trabalhador Policial

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?