Filie-se

Vitória para a categoria dos Investigadores Policiais

admin Comente 23.10.20 1779 Vizualizações Imprimir Enviar

Nesta quinta (23) o governador em exercício, Cláudio Castro, assinou uma mensagem do Executivo elevando o cargo de Investigador Policial a nível superior (3° grau).

A tratativa acerca do nível de escolaridade do cargo foi pauta frequente desde 2016, tendo iniciado sua discussão entre 2015/2016, quando a causa foi abraçada pelo diretor de Interesse de Classe da COLPOL, Marcio Garcia. Assim, foi montada uma comissão e juntos sugeriram o PL 1.942/2016, de autoria do então deputado estadual Zaqueu Teixeira.

 

Tendo sido aprovado na ALERJ, o projeto foi vetado pelo governador Pezão e em 12/09/2017 teve o veto derrubado. Posteriormente, foi arguida pela PGE a inconstitucionalidade por vício de iniciativa e a lei foi revogada. Desde então, a luta se reiniciou de forma perene. No início de 2019, por intermédio da Diretora de Assuntos Parlamentares do SINDPOL-RJ, Aline Cavalcante, e do assessor especial do Governo, Márcio Garcia, foi vislumbrada uma nova oportunidade de valorização destes profissionais.

O trabalho das entidades de classe (SINDPOL-RJ e COLPOL), representadas pelo presidente Fábio Neira, contou com total apoio e dedicação ao caso. Em conjunto com o gabinete do deputado Marcio Gualberto que, tão logo soube pela diretora Aline Cavalcante de que já havia um processo formalizado pelas entidades representativas totalmente instruído na Casa Civil/Gov RJ, se comprometeu a articular politicamente, somaram forças, proporcionando esta primeira vitória para a categoria Policial Civil.

Todos os cargos são de extrema importância para a instituição e a capacitação advinda do nível superior possibilita um profissional melhor habilitado para atender à população e valoriza aqueles que lutam pela segurança do nosso estado.

No entanto, alerta a diretora: “Teremos um segundo momento na ALERJ, pois será necessário buscar a aprovação dos deputados. Assim, pedimos a toda a categoria, especialmente aos investigadores, que continuem mobilizados e atentos às convocações dos representantes.”

Veja a Nota Técnica: CLIQUE AQUI!

Relembre o caso em discussão:
https://folhadirigida.com.br/concursos/noticias/policia-civil-rj/policia-civil-rj-witzel-analisa-escolaridade-para-investigador

Somos a sua voz!

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?