Filie-se

COLPOL-RJ apoia a Carreira Única na Polícia Civil

admin Comente 08.02.19 2508 Vizualizações Imprimir Enviar

A Carreira Única na Polícia Civil – tema encampado e defendido pela COBRAPOL e demais sindicatos e federações filiados, ganha força em todo o país.

No fim de janeiro, o Congresso Nacional Extraordinário da COBRAPOL deliberou, entre outras pautas, o debate e a promoção da Carreira Única. Na ocasião, os Diretores da COLPOL-RJ e do SINDPOL-RJ, respectivamente, Raphael Ferrari e Alessandra Korenchendler, que participaram do encontro, estavam presentes quando o grupo deliberou entre os temas vigentes a importância de um relatório de atividades do plano de implementação da LONPC (Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil), inclusive com debate sobre o Ciclo Completo de Polícia, Carreira Única Policial, Unificação das Polícias, Reforma do CPP e da Aposentadoria Policial.

Na prática, defender a Carreira Única é valorizar e estimular o policial civil. Com a sua adoção, a progressão do profissional dentro da instituição será baseada na meritocracia e multidisciplinariedade. Ele poderá entrar pela base, percorrer toda a carreira, ganhando a experiência necessária para alcançar às funções de gestão.

“A carreira com entrada única pela base é o principal objetivo dos policiais civis do Brasil reunidos na COBRAPOL, entidade de grau maior da categoria no Brasil. A carreira única é uma das faces da modernização estrutural do modelo de segurança adotado no país, privilegiando a experiência policial, a meritocracia e a atividade multidisciplinar da Polícia de Investigação, muito além de ser meramente jurídica. Essa mudança trará economia para os cofres públicos e valorização dos profissionais, que passarão a ter uma perspectiva de carreira, passando a ter estímulos a prosseguir na instituição policial, estudando para se aprimorar dentro da carreira e não para ir embora levando toda a expertise, como ocorre hoje, infelizmente. Ganha a população que passa a ter um policial mais estimulado, ganha o governo que irá economizar com uma progressão salarial que não vai iniciar com salários mais altos, pois esses serão alcançados no final da carreira, da mesma forma que é praticado em todo o mundo, inclusive na iniciativa privada. O SINDPOL-RJ e a COLPOL-RJ estão junto a essa luta. Defender a Carreira Única na Polícia Civil é defender e valorizar o policial civil que carrega o piano da casa, inclusive os atuais delegados que irão ser respeitados e mantidos no topo”, afirmou Marcio Garcia, presidente do SINDPOL-RJ é Diretor de Interesse de Classe da COLPOL-RJ.

Fábio Neira, presidente da COLPOL-RJ e Vice Presidente do SINDPOL-RJ, também é a favor da Carreira Única: “Não há outro modelo a seguir. A Carreira Única é uma unanimidade entre as políciais civis de todo o país. Não existe outra alternativa para a polícia investigativa seguir como modelo de eficiência, de modernidade. É o que se tem de melhor para a instituição, para o policial civil em termos de carreira e também para a sociedade que terá um profissional muito mais motivado, já que será um policial que terá a expectativa de progredir na carreira. É a perpetuação do conhecimento e a expertise do policial desde o seu início na carreira. Isso é valorização. E ele leva essa bagagem até o topo de sua carreira. A população a quem servimos também irá ganhar com policiais satisfeito em sua carreira, ou seja, ganhamos todos”, opina Fábio.

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?