Filie-se

Em defesa dos concursados e da recomposição dos quadros da Polícia Civil: COLPOL-RJ e SINDPOL-RJ participam de Audiência Pública na ALERJ (23/08)

admin Comente 24.08.18 2019 Vizualizações Imprimir Enviar

Nesta 5ª feira, 23/08, aconteceu na ALERJ a Audiência Pública que tratou da situação dos concursados da Segurança Pública que aguardam convocação. A sessão, presidida pelo deputado estadual Paulo Ramos (PDT), contou com a presença de vários representantes das categorias em questão.

Mais uma vez, a COLPOL-RJ e o SINDPOL-RJ se fizeram presentes na luta em defesa dos concursados e da recomposição dos quadros da Polícia Civil como um todo. A luta é pela nomeação dos 96 Papiloscopistas Policiais (do concurso de 2014) que já tiveram o concurso homologado, além dos 220 Papiloscopistas excedentes.

O presidente em exercício do SINDPOL-RJ, Fábio Neira, participou da sessão. Já o diretor de Interesse de Classe da COLPOL-RJ, Marcio Garcia, foi, inclusive, um dos ouvidos no parlatório da ALERJ:

“Falo aqui pelos policiais civis. Lamento muito que a gente não avance, principalmente em relação à questão dos papiloscopistas. Isso me deixou um pouco frustrado porque esperava que avançássemos mais. Temos um concurso, cuja a luta vem com edital desde 2014, cursaram Acadepol em 2015, fizeram formatura em 2016. São dois anos, já. Uma turma em que eu tive a honra de ser professor na Acadepol. E isso tudo se perde. O investimento feito pelo estado na formação deles. Uma formação primorosa. E isso se perde. O Estado mais uma vez está jogando dinheiro fora. A gente espera, claro, que eles sejam chamados, sim. Espero que os papiloscopistas sejam chamados, mas isso vai acontecer o que, dois, três anos após o curso de formação deles. Lamento muito…Gostaria que hoje estivesse sendo anuncianda a nomeação imediata dos 96 papiloscopistas que já têm o concurso homologado. Quanto aos oficiais de cartório, estão aí no processo de matrícula. Precisamos muito do nosso efetivo de policiais civis, que hoje está por volta de 9.500 quando deveríamos ter por lei, quase 23 mil. E é isso, a gente briga e briga muito é pelo investimento na nossa Polícia Civil, que é a polícia judiciária. Por fim, não poderia deixar de lembrar de nossos 220 papiloscopistas que também estão aguardando uma chance e tenho certeza de que eles vão cobrir um buraco enorme que existe na instituição. Obrigado, deputado Paulo Ramos, obrigado a todos.”

Representando os 96 papiloscopistas concursados, Carolina também falou no parlatório sobre as demandas do grupo que representa: “São mais de 2 anos de luta. Gostaria de ressaltar que já estamos prontos a nomeação, posse e exercício imediato. O governo do Rio assumiu um compromisso com a publicação do edital no ano de 2014 para a nomeação de 100 policiais, entretanto, até a presente data, ninguém foi nomeado.
Seria cansativo falar aqui de novo sobre a importância do nosso cargo, do diminuto impacto financeiro que isso traria às contas públicas. Já falamos sobre isso exaustivamente nessa Casa, mas não posso deixar de pontuar o déficit existente na nossa categoria. São apenas 231 cargos preenchidos, hoje. Apenas 231 papiloscopistas policiais na ativa para atenderem à toda a demanda de toda a população do estado do Rio de Janeiro. Portanto, os maiores prejudicados nem somos apenas nós, mas principalmente a população do Rio de Janeiro como um todo”, frisou Carolina.

Para ver a AP na íntegra, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=PJ_Gco9ewr4

(a fala da Carolina vai dos 57 minutos e 02 segundos até 59 minutos e 45 segundos. Já a fala de Marcio Garcia vai de 2h 04 min e 09 seg até 2h 8min e 33 seg)

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?