Filie-se

COLPOL-RJ e SINDPOL-RJ recebem a palestra “Novas Perspectivas na Saúde e Segurança do Policial Civil”

admin Comente 31.08.18 2497 Vizualizações Imprimir Enviar

Aconteceu na manhã desta 5ª feira, 30/08, na sede cultural da COLPOL, a palestra “Novas Perspectivas na Saúde e Segurança do Policial Civil”, evento organizado pela COLPOL-RJ e pelo SINDPOL-RJ, através do NuPISaúde.

O palestrante do dia foi Claude Chambriard, Perito Legista da PCERJ e Professor da UFRJ. Claude é coordenador do GAAT ( Grupo de Análise de Acidente de Trabalho). Ele falou sobre as iniciativas que estão sendo feitas dentro da instituição para dar conta de um melhor ambiente de trabalho do policial e consequentemente, de uma melhor saúde desse profissional. “Nós precisamos ter mecanismos para conhecer, saber, ter noção do que acontece com esse policial em seu ambiente de trabalho, em quais condições se deu um acidente, por exemplo. Tudo o que estamos fazendo é em relação à saúde externa e interna desse profissional. GAAT, SASP e as atividades com o Fundacentro. Já demos o start. A pedra basilar já foi colocada. Agora, vamos seguir em frente. Temos bastante gente boa participando, ajudando, sendo voluntária. É um programa de várias mãos. Sou médico, mas acima de tudo sou e tenho muito orgulho em dizer: sou policial”, afirmou Claude.
Meire Cristine de Souza, comissária da polícia, elogiou a fala de Claude: “Parabéns pela palestra. Fiquei muito feliz em ver as propostas que já veem sendo feitas. Elas são muito importantes. Sem dúvida, conhecer as circunstâncias em que ocorreram um acidente é essencial para evitar que ele volte a ocorrer. Se medidas preventivas forem aplicadas, melhora o quadro.”
Danielle Amar, psicóloga e coordenadora do Nusmepol da PCERJ, também elogiou Claude e comentou: “Que o trabalho cresça e gere mais e mais frutos. O nosso núcleo é uma prova de que a informação, o boca a boca também ajuda o policial a se cuidar. O Nusmepol inaugurou os trabalhos no dia 10 de maio. É recente e hoje já temos um quantitativo de 141 atendimentos. E é tão bom ver os policias se tratando, indo, voltando, comentando com o amigo sobre a existência desse trabalho. Vamos no boca a boca fazer a divulgação das boas práticas que estão sendo feitas, seja em qual área for. É o que eu sempre digo: se o emocional for bem tratado, o físico, o nosso corpo sofre menos, adoece menos. Por isso, vamos nos cuidar, vamos apoiar os bons trabalhos e vamos ajudar a divulgar, propagar o que vem sendo feito de bom nesse sentido de melhorar nossa saúde e nosso ambiente de trabalho.”
A psicóloga Natalia Neira, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Saúde do Policial Civil, organizadora da palestra de hoje, parabenizou a fala de Claude e fez algumas considerações sobre o tema: “Muito bom tudo o que ouvimos aqui, Claude. Parabéns. Mas para além da divulgação, que às vezes não chega a todo mundo, temos que trabalhar também a questão da sensibilização ao tema. Fazer com que as pessoas, os profissionais vejam que sim, eles precisam se cuidar, precisam se tratar, precisam cuidar do ambiente em que trabalham e cobrar melhorias por parte do gestor, do administrador. Desconstruir essa ideia de que são heróis e que aguentam tudo. Dar visibilidade aos problemas é também dar responsabilidade à administração, que ciente da existência deles, não poderá se omitir.”
Marcio Garcia, diretor de Interesse de Classe da COLPOL-RJ, e Fábio Neira, presidente da COLPOL-RJ e presidente em exercício do SINDPOL-RJ, agradeceram a participação de Claude e a presença de todos e encerraram o evento.

(Crédito das fotos: Renato Touzpin)

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?