Filie-se

Núcleo de Saúde Mental será inaugurado na Policlínica da PCERJ

admin Comente 09.05.18 2053 Vizualizações Imprimir Enviar

Será inaugurado na data de amanhã (10/05/2018), às 10 horas, na Policlínica da PCERJ, o Núcleo de Saúde Mental da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Trata-se da materialização de uma grande luta do SINDPOL-RJ e COLPOL-RJ em defesa dos policiais civis, iniciada com um ofício entregue ao então Secretário de Estado de Saúde e amplamente divulgado na mídia à época (agosto de 2017). Desde então, denunciamos a carência absoluta de um profissional médico psiquiatra para atender a Polícia Civil, no esteio de casos graves de distúrbios mentais, sendo os mais extremos os suicídios, o último acometendo o Delegado Raimundo Gonçalves, falecido em outubro de 2017, também com diversas manifestações das nossas entidades na imprensa escrita e televisiva, chamando à atenção para mais essa tragédia anunciada.

Diante dos fatos, organizamos nosso seminário de saúde mental ainda no ano passado, sendo o embrião do Núcleo de Intervenção e Pesquisa em Saúde do Policial Civil criado pelo SINDPOL/COLPOL e já em funcionamento.

Toda essa mobilização da categoria sensibilizou as autoridades que se esforçaram em viabilizar essa estrutura organizacional, sendo dever de justiça reconhecer os esforços empreendidos pela equipe de psicologia clínica da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SPMSO/SES), representada pela Psicóloga Daniele Amar, coordenada pelo superintendente, Cel BM médico, Dr. Carlos Eduardo Merenlender, com apoio institucional da diretora do DGRH/PCERJ, Delegada Sania Burlandi.

O novo serviço de saúde contará, a princípio, com três médicos psiquiatras e nove psicólogos, que disponibilizarão os seguintes ambulatórios:

– Ambulatório de Psiquiatria;
– Ambulatório de Psicologia;
– Ambulatórios setorizados: stress pós-traumático, ambulatório do tabagismo, ambulatório de alcoolismo, terapia de grupo e grupo de prevenção de suicídio.

Esperamos que essa estrutura de atendimento às doenças psiquiátricas seja aproveitada de imediato e mantida para o futuro, devendo haver estímulo institucional da PCERJ para que seus policiais o utilizem efetivamente, em benefício da categoria e da própria sociedade.

 

Notícias

Centro Odontológico COLPOL-RJ

Comente admin 19.04.24
Notícias

Curso de perícia Grafotécnica Judiciária

Comente admin 17.04.24
Notícias

Centro de Reabilitação Física da COLPOL-RJ

Comente admin 17.04.24
© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?