Filie-se

SERVIDORES DO ESTADO SE DIZEM CANSADOS DE PROMESSAS; PROTESTO UNIFICADO É AGENDADO

admin Comente 06.11.17 1303 Vizualizações Imprimir Enviar

Luvas nas mãos, ingredientes no balcão e pães de queijo no forno. A aposentada da Educação e professora ativa da Faetec Maria Cecília Vasconcelos Guimarães, de 57 anos, já não sabe mais o que fazer para se manter diante das previsões não cumpridas pelo governo do estado de pagar os salários atrasados. Ela cobra, hoje, os vencimentos de setembro sobre suas duas matrículas. Para piorar, ainda tem empréstimos vinculados à aposentadoria da Educação, o que tornou seu salário líquido mais baixo.

— Desde junho, faço pães de queijo em casa e vendo bolos. É uma forma de compor minha renda, mas isso não chega nem perto de bancar o que falta dos salários. Se essa dívida que eles prometem pagar não for quitada, não sei o que vou fazer — disse a funcionária pública.

Ela reforça que o direito dos servidores não pode ser colocado em segundo plano do governo do Rio:

— Quero o que é meu de direito, o que me devem. Não desejo mal a ninguém. Apenas quero receber pelo meu trabalho.

Manifestação promete reunir a Segurança

Diante da insatisfação com as promessas feitas pelo governo, o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) agendou para o dia 8 de novembro, às 13h, em frente à Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), um protesto que promete reunir diversas categorias do funcionalismo público estadual. Em vídeo divulgado no Facebook e em grupos do WhatsApp, líderes de categorias da área de Segurança — policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários e do Degase — anunciaram parceria na convocação para o ato. O vídeo já conta com milhares de visualizações.

A ideia dos trabalhadores é repetir a adesão do ato realizado no dia 8 de novembro de 2016, que também reuniu servidores da Segurança. Naquele dia, servidores conseguiram invadir a Alerj durante o protesto. A invasão não foi repreendida pelos policiais responsáveis pela segurança local.

Muspe cobra datas de pagamento de salários futuros

As cobranças do Muspe, desde a assinatura do Regime de Recuperação Fiscal, incluem o fim do pagamento em atraso dos salários mensais, assim como a quitação do 13º salário de 2016 e das bonificações pendentes, além de um calendário regular de depósitos dos vencimentos que estão por vir. Hoje, porém, não há garantias de que o Estado conseguirá, mesmo com a adesão ao regime, quitar suas obrigações.

https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/servidores-do-estado-se-dizem-cansados-de-promessas-protesto-unificado-agendado-22029940.html

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?