Filie-se

Marcio Garcia, Fábio Neira e equipe de diretores assumem o SINDPOL-RJ

admin Comente 09.03.17 3120 Vizualizações Imprimir Enviar

O inspetor de Polícia, Marcio Garcia, tomou posse como presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ), na noite desta quarta-feira, 08/03. A solenidade aconteceu na sede cultural da Coligação dos Policiais Civis (Colpol-RJ), no Centro do Rio, e contou com mais de 100 convidados, entre os quais, o Chefe de Polícia Civil, Carlos Leba; os deputados estaduais Jorge Felipe Neto e Zaqueu Teixeira; Jânio Gandra, presidente da Cobrapol; Anderson Amorim, presidente do Sinpol-SC; José Maria, diretor administrativo do Sindpol-MG; Antônio Marcos, vice-presidente do Sindpol-MG e Jorge Emílio, presidente do Sindipol-ES; Ramon Carrera, diretor-geral do SindJustiça-RJ; Mesac Eflain, presidente da Abmerj; Gutembergue de Oliveira, presidente do SindSistema; Thais Rabelo, da ASDPERJ; Luiz Carlos, presidente do SSDPF-RJ; João Luiz de Souza, presidente do SinGuardas-RJ; o vereador de Niterói e agente da PF, Sandro Araújo; Fábio Neira, presidente da Colpol-RJ; Marco Antônio, presidente da Appol; Denise Rivera, presidente da Aperj; Francisco Chao, o até então presidente do Sindpol, além de diversas outras personalidades.

Em seu discurso de posse, Marcio Garcia reverenciou as mulheres – já que o dia da nomeação coincidiu com o Dia Internacional da Mulher – e falou sobre seu posicionamento à frente do Sindpol:

“O colapso que vivemos na policia civil diz muito sobre a situação caótica da segurança pública em nosso Estado. Não existe segurança pública eficiente sem investimento maciço numa polícia investigativa forte e independente. O maior exemplo disso vemos com a Polícia Federal e sua operação Lava-jato. Precisamos de uma lei orgânica que nos dê autonomia. Também temos que ter a coragem de nos reinventar e discutir uma reforma ampla no modelo de segurança, desburocratizando o inquérito policial e privilegiando a carreira policial com base na experiência e meritocracia, de forma a nos tornarmos uma agência moderna de investigação e inteligência, seguindo diversos exemplos bem sucedidos pelo mundo. Nosso maior propósito à frente do sindicato é unir a categoria e as entidades sindicais e classistas de nossa casa. Vamos promover a fusão da COLPOL com o SINDPOL e unificar as lutas. Do resultado dessa unificação irá emergir uma entidade única, mais forte e representativa, uma potência em termos de associados e patrimônio, pois seremos um dos maiores sindicatos do país entre as policiais estaduais. Embora a categoria tenha se manifestado a favor dessa proposta nas urnas, peço cautela e paciência nesse processo, que será feito com calma e sem atropelos.”

O Chefe da Polícia Civil, Carlos Leba, parabenizou Marcio Garcia pelo comprometimento e amor à instituição: “O tom carinhoso e cheio de sentimento que você passou em seu discurso mostra que estamos no caminho certo. Temos que valorizar cada segmento hoje aqui representado por todos vocês. Não somos e não podemos ser segmentados. Somos um corpo único. E assim, unidos, nos fortalecemos e nos reinventamos. Tenho o compromisso pessoal de que diversas demandas represadas estão sendo buscadas. Tenham certeza disso”, afirmou Leba.

O deputado estadual, Zaqueu Teixeira, também falou à plateia: “Na Alerj, estou na trincheira que prega a união e a defesa dos policiais civis e os servidores públicos estaduais como um todo. Não podemos admitir que o governo tire direitos já conquistados. Não podemos admitir perder o triênio, por exemplo; aumentar a alíquota. Simplesmente, não podemos. Nada disso é razoável. Por isso, nossa luta é permanente. Parabéns, Márcio, pela vitória da Chapa 1, mas saiba que você terá uma luta grande e um papel importante nessa batalha.”

Encerrando a solenidade, os convidados se dirigiram ao Salão Nobre, onde foi servido um coquetel.

A eleição para a nova gestão do Sindpol-RJ aconteceu no dia 18 de fevereiro de 2017. À época, concorreram três chapas: Chapa 1 – Coligação Sindical; Chapa 2 – Progresso; Chapa 3 – Fênix. Com 58% dos votos, a Chapa 1, de Marcio Garcia, venceu a eleição.

Apoio geral

O presidente da Cobrapol, Jânio Gandra; Anderson Amorim, presidente do Sinpol-SC; José Maria, diretor administrativo do Sindpol-MG; Antônio Marcos, vice-presidente do Sindpol-MG e Jorge Emílio, presidente do Sindipol-ES vieram ao Rio de Janeiro especialmente para a posse de Marcio Garcia. Segundo eles, o trabalho desenvolvido pela Colpol-RJ e pelo Sindpol-RJ na defesa do policial civil merece todo o respeito. Por isso, fizeram questão de prestigiar o evento:

“A que ponto chegamos! Querem tirar nossos direitos. É uma coisa absurda, gente. E olha que não estamos lutando por conquistas, não. Estamos lutando para defender nossos direitos. Temos que barrar esse desmonte sistêmico que o Governo Federal está tentando fazer com a instituição Polícia Civil, com a Segurança Pública de um modo geral. Vamos reagir, vamos lutar. E o Rio de Janeiro vem mostrando sua força, sua luta, sua união. Vocês estão enfrentando essa crise com união. Por isso, viemos prestigiar vocês e também convidá-los a se juntar a todos nós. Estamos todos no mesmo barco. Quando atinge um, atinge todos nós. A travada aqui no Rio pelo policial civil tem que ser abraçada por todos, do Acre ao Rio Grande do Sul. Vamos nos unir e defender a categoria Policial Civil”, conclamou Gandra.

Já Ramon Carrera, diretor-geral do SindJustiça-RJ, comentou: “A vitória da Chapa 1 – Coligação Sindical traduziu o resultado da atuação que Marcio Garcia e Fabio Neira tiveram à frente da Colpol na luta pela defesa dos servidores estaduais, na luta pelos policiais civis. Essa proposta de junção das duas entidades, a Colpol com o Sindpol, fortalece a categoria Polícia Civil e, por consequência, fortalece a luta, a batalha de todos nós servidores públicos estaduais. União é a palavra para enfrentarmos a crise e o pacote de maldades do governo. Parabéns e muito trabalho pela frente, hein, Marcio”, brincou Ramon.

Mesac Eflain, presidente da Abmerj, complementou: “A Colpol é parceira de luta do Muspe (Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais). Sendo assim, a vitória da chapa que propõe a união de duas entidades tão representativas da Polícia Civil, além de fortalecer a eles, fortalece a todos nós servidores públicos estaduais. Temos certeza de que assim, o Muspe vai poder continuar a contar com o apoio dessa categoria tão importante. E juntos, mais fortalecidos cada vez mais, conseguiremos fazer uma sólida defesa contra o pacote de maldades do governo estadual. Entendemos que só a união da Segurança Pública, da Educação, do Judiciário, das fundações, das categorias militares, só com união conseguiremos garantir a sobrevivência e a dignidade do funcionalismo público no Rio de Janeiro.”

 

 

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?