Filie-se

Entidades de classe da PCERJ se reúnem com Chefe de Polícia, na PGE

admin Comente 08.03.17 1262 Vizualizações Imprimir Enviar

 

As lideranças do movimento reivindicatório em curso na PCERJ, representadas pelos presidentes da APERJ, Denise Rivera; APPOL-RJ, Marco Antônio; COLPOL-RJ, Fábio Neira e SINDPOL-RJ, Marcio Garcia, atenderam ao convite do Chefe de Polícia, Carlos Leba, para se reunirem junto ao Subprocurador Geral do Estado, Fernando Martins, na tarde de terça-feira, 07/03, na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Embora não convidado, o presidente do SINPOL-RJ, Fernando Bandeira, compareceu ao encontro.
Na pauta, os desdobramentos da greve em andamento desde o dia 20/01/2017.
O representante da PGE reconheceu a legitimidade dos pleitos e elogiou a condução do movimento que não deixa de atender a população nos casos essenciais, mas reafirmou a situação de extrema dificuldade que o Estado atravessa para honrar seus compromissos com os servidores, destacando que todas as medidas políticas e jurídicas ao alcance daquele órgão para tentar amenizar a situação foram tomadas.
Segundo o procurador, o Estado está lutando no STF para garantir a antecipação do empréstimo de recursos junto à União, o que poderia viabilizar um acerto nas dívidas com o funcionalismo em curto prazo. Também se prontificou a fazer uma interlocução junto ao secretário de Fazenda, a fim de confirmar a expectativa do pagamento de fevereiro ser efetuado dentro do prazo estabelecido no decreto em vigor, ou seja, até o décimo dia útil de março.
Por fim, informou que ainda não há demanda do governo para atacar judicialmente o movimento, mas nos dissídios de greve de outras categorias, como a SEAP e PRODERJ, o poder judiciário buscou reduzir o alcance dos movimentos, com medidas limitadoras.
Por oportuno, informamos que a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Policia da ALERJ, presidida pela deputada Martha Rocha, aprovou o pedido de audiência pública, protocolada pelo deputado Zaqueu Teixeira, a fim de discutir a greve, suas justas reivindicações e as consequências para a população. Serão convidadas as entidades que lideram o movimento, bem como as autoridades da segurança e do executivo envolvidas na questão. A audiência é aberta aos policiais e está prevista para o próximo dia 13/03 (segunda-feira), às 13 horas, na ALERJ (horário a confirmar).

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?