Filie-se

COLPOL e SINDPOL inauguram novo Núcleo de Atendimento Jurídico

admin Comente 06.07.17 2453 Vizualizações Imprimir Enviar

Uma tarde de emoção e boas lembranças. Foi esse o sentimento de todos nesta quarta-feira, 05/07, na sede da COLPOL, durante o evento de inauguração do Núcleo de Atendimento Jurídico José dos Santos Oliveira, que atenderá tanto à COLPOL quanto ao SINDPOL.

Fábio Neira, presidente da COLPOL, abriu a solenidade lembrando a figura ilustre e querida por todas, que foi o Sr. Oliveira: “Uma apaixonado pela Polícia, pela Coligação. Um companheiro bom de luta sindical, de muita tenacidade, bravura e ao mesmo tempo, dono de um abraço acolhedor a todos que o procuravam. É uma honra que o nosso jurídico leve o seu nome”.

Marcio Garcia, presidente do SINDPOL, tomou a palavra em seguida e disse que a inauguração do núcleo jurídico que a partir de agora atenderá às duas entidades (COLPOL e SINDPOL) é mais um passo rumo à integração do SINDPOL com a COLPOL: “Uma de nossas propostas de campanha durante a eleição para a nova diretoria do SINDPOL, isso sempre foi nossa pauta de defesa: a união das dessas duas entidades. União esta que representa sim maior fortalecimento da categoria policial civil. Por isso, hoje, ao inauguramos um jurídico que atende tanto à COLPOL quanto ao SINDPOL, estamos dando mais um passinho rumo a essa integração, rumo a esse fortalecimento”, comentou Marcio.

Muito emocionado, o também policial civil, o Comissário de Polícia, Sr. Rogério de Oliveira, de 68 anos, irmão do grande homenageado do evento, quis falar umas poucas palavras: “Vocês conseguiram fazer algo muito importante e significativo para a família toda do Oliveira. Vocês estão perpetuando a memória dele. Por isso, só temos a agradecer a vocês todos por essa bela homenagem. É muito difícil falar…lembrar. A gente se emociona mesmo. Mas hoje é um dia de alegria. Obrigada por essa bonita homenagem. E ela fica ainda mais emocionante porque acontece na semana em que ele completaria 70 anos. Foi, com certeza, um bonito presente, uma bonita homenagem.”

Sr. Oliveira – que a partir de agora dá nome ao Núcleo de Atendimento Jurídico – foi Comissário de Polícia e dedicou quase 40 anos de vida à PCERJ. Ao longo desse tempo, foi também diretor jurídico das duas entidades (a COLPOL e o SINDPOL). Falecido em fevereiro de 2014, deixa um legado de profissionalismo, respeito e amor à Polícia Civil. Por isso, foi o nome escolhido para essa homenagem.

Ao lado de Neira e de Marcio, a viúva, dona Mariane Cipriano, de 47 anos, foi quem descerrou a placa comemorativa. “Estou muito emocionada e sei que onde ele estiver, ele estará feliz com essa linda homenagem. O Oliveira era muito querido por todos. No trabalho ele era conhecido como Oliveira, Oliveirão. Mas para a família e os amigos, era o nosso Zezinho. Ele era isso, uma pessoa apaixonada pela vida, pelas pessoas e pela Polícia Civil, pelos direitos do cidadão, pelo Movimento Negro. Enfim, era mesmo uma pessoa especial e encantadora. Por isso, só tenho a agradecer a vocês da Coligação e do Sindicato. Muito obrigada, mesmo”, disse ela, que fez questão de participar do evento ao lado dos filhos, Bruno, de 21 anos, e Bruna, de 14, os caçulinhas do Sr. Oliveira.

Pai de sete filhos, cinco deles estiveram no evento. Além de Bruna e de Bruno, estavam também Antônio Fernandes, de 46 anos; André Michel Oliveira, de 41 anos, e Guilherme Oliveira, de 37 anos. Todos felizes e muito emocionados com a homenagem.

“Como filho mais velho, queria falar umas palavras aqui sobre o meu pai. Talvez os senhores não tenham a dimensão do amor que meu pai tinha pela polícia e pela COLPOL. Ele teve uma vida dedicada à Polícia Civil e à luta sindical. Ele tinha o sonho de ser presidente da Coligação. Não deu….Mas hoje, com esse evento, acho que os senhores deram a ele muito mais. Deram a ele a oportunidade de ser eternizado na COLPOL e no SINDPOL. Seu nome ficará em suas paredes, eternizado, lembrado pra sempre. Muito obrigado”, disse o professor universitário, Antônio Fernandes.

A irmã de Sr. Oliveira, dona Marilza Oliveira, de 63 anos; o sobrinho, Ivan Oliveira, que também é policial civil; e dois netos, André, de 20 anos, e Gabriel, de 8, também estiveram presentes ao evento.

Demais personalidades

Representando a Chefia de Polícia, Dr. João Byron, foi ao evento e se disse emocionado: “Foi muito bom ter vindo hoje aqui. Tenho uma longa história com essa casa. E tenho certeza de que a homenagem ao Oliveira foi mais do que merecida. Parabéns à COLPOL e ao SINDPOL. Que essa assessoria jurídica fortaleça ainda mais a categoria.”

Luiz Carlos Cavalcante, presidente do SSDPF/RJ, comentou: “A luta jurídica no serviço público é fundamental, importantíssima. Uma entidade sindical sem estrutura jurídica consolidada, atuante, está fadada a sofrer, a não conseguir defender o servidor público. Por isso, a COLPOL e o SINDPOL estão de parabéns. Somar as forças é o caminho certo.”

“Vocês estão fortalecendo a categoria policial civil.Parabéns, COLPOL. Parabéns, SINDPOL. A união do jurídico de vocês é mais um passo pra esse fortalecimento cada vez maior. Caminhar juntos, olhar na mesma direção e se fortalecer. Vocês estão no caminho certo”, disse Iranilmo Lopes, presidente da ANSEF.

João Rodrigues, presidente do Sind-Degase, também comentou: “O Neira e o Marcio estão fazendo um belo trabalho. Sei da batalha deles pela categoria. E enxergo a união dessa assessoria jurídica como um fortalecimento da categoria. Dá pra ver boa organização, estrutura consolidada. Eles já são um corpo jurídico forte. Parabéns pelo trabalho.”

Dr Albis André; Dr. Paiva e demais advogados que compõem o Núcleo Jurídico; Euclides Duarte, diretor jurídico do SINDPOL; funcionários da Coligação, como Dona Carmem, Gilson, Lucienne, entre outros; representantes da Adepol; da OAB/RJ e do Núcleo de Defesa dos Afrodescendentes também fizeram questão de prestigiar o evento.

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?