Filie-se

SINDPOL-RJ e COLPOL-RJ recebem palestra “Qualidade de vida e Saúde”

admin Comente 26.04.18 1517 Vizualizações Imprimir Enviar

Aconteceu na tarde desta 4ª feira, 25/04, na sede da COLPOL, a palestra “Qualidade de vida e Saúde”. De iniciativa do SINDPOL-RJ e da COLPOL-RJ, o evento teve como objetivo chamar a atenção das pessoas, especialmente dos policiais, para a necessidade de se investir na prevenção de doenças e na melhora da qualidade de vida.

A cardiologista Cláudia Bichara, médica convidada para a palestra, iniciou o evento com uma música cantada por Maria Bethânia e explicou: “A vida anda muito corrida e isso já é gerador de estresse. Por isso, quando podemos, é bom relaxar um pouco”, disse ela convidando a todos para ouvir e relaxar ao som de versos como: “Ando devagar porque já tive pressa, porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe.”

Cláudia explicou problemas relacionados à hipertensão e todos os males que isso acarreta em nossa saúde. Apesar de grave e muito comum entre as pessoas, ela fez questão de salientar um dado importante: se a gente se cuidar, é possível evitar e/ou controlar a pressão alta.

“Precisamos compreender a importância de nos cuidarmos. Isso é cultural, é hábito. A pressão alta é um problema sério e afeta homens e mulheres em todo o mundo. Só no Brasil já são mais de 30%. Mas vejam só, se a gente investir em prevenção, em cuidado prévio, a gente evita ou minimiza muito esses casos. Por exemplo, deixando de ser sedentário, diminuindo ingestão de sódio, evitando consumo excessivo de álcool, se alimentando bem. Parecem cosias simples, mas fazem toda a diferença nos resultados”, explicou ela citando ainda: “Em recente pesquisa realizada em SP, verificou-se que as pessoas que trabalham com segurança apresentam índices 39% mais elevados de pressão arterial do que as outras. Por isso, mais ainda é preciso se cuidar.”

Ao fim de sua fala, Cláudia entregou aos participantes um questionário que avalia os riscos de essa pessoa vir a ter problemas cardíacos. O retorno será dado por e-mail a cada um dos que responderam ao questionário.

Em seguida, a psicóloga Natalia Troise, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Saúde do Policial Civil, iniciou sua apresentação. Ela apresentou dados específicos sobre os problemas físicos e psicológicos ligados ao mundo do trabalho. Ao fim de sua fala, convidou o grupo para uma dinâmica de psicodrama, uma ferramenta que auxilia o profissional a entender a realidade vivida pelo grupo. Na dinâmica, alguns participantes dramatizam uma situação vivida por eles com forte carga emocional. O grupo em questão dramatizou situações vividas no ambiente de trabalho.

No geral, o público aprovou o evento. O Inspetor Tiné, de 55 anos, foi um dos participantes. “Achei muito boa a palestra, o encontro em si. Tomara que tenham outros. A gente sabe a importância de se cuidar mas parece que deixa para lá, né. Saí daqui hoje mais atendo a essas questões. Vou me cuidar, até porque achei que estivesse com a pressão boa, medi aqui com a doutora e ela estava alta.”

Será concedido certificado de participação a todas as pessoas presentes.

 

 

 

 

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?