Filie-se

Nível superior para investigadores será finalmente votado no dia 12/09

admin Comente 31.08.17 1967 Vizualizações Imprimir Enviar

Nível superior para investigadores será finalmente votado no dia 12/09

 

Nesta 4ª feira, 30/08, cerca de 100 policiais civis lotaram uma das galerias da ALERJ pedindo a derrubada do veto ao PL 1942/2016, de autoria dos deputados Zaqueu Teixeira (PDT), Edson Albertassi (PMDB) e Pedro Fernandes (PMDB), que reconhece o nível superior para o cargo de investigador policial.

A convocação, feita pelo SINDPOL-RJ e pela COLPOL-RJ, visa corrigir uma injustiça histórica com os colegas investigadores que, na prática das delegacias, exercem as mesmas funções dos inspetores e dos oficiais de cartório.

O nível superior para todos os cargos policiais civis também é uma condição estratégica para a unificação dos cargos de investigação, numa futura reformulação do nosso plano de cargos e salários (lei 3.586/2001), bem como na discussão da lei orgânica da PCERJ.

Embora houvesse acordo na base do governo para derrubar o veto (o deputado Albertassi é líder do governo na casa), bem como acordo com a oposição, na última hora houve o risco de o veto ser mantido por falta de quórum, segundo os deputados autores do PL, o que fez com que a votação fosse retirada de pauta, sendo novamente marcada para ser o primeiro veto a ser apreciado na sessão do dia 12/09 (terca-feira), às 13 horas.

O SINDPOL-RJ e a COLPOL-RJ se solidarizam e parabenizam todos os colegas presentes que tiveram suas expectativas frustradas. Temos, porém, a certeza de que chegaremos à vitória definitiva no dia 12. Nossa luta é justa e legítima em benefício da categoria como um TODO. Lutamos pelo fortalecimento de uma instituição que vem se enfraquecendo ao longo do tempo, ficando claro que o nosso objetivo é que a PCERJ seja reconhecida como instituição de excelência, inteiramente de nível superior, pela valorização de todos os cargos de forma igualitária, não de um cargo isoladamente.

Por derradeiro, para reflexão da categoria, enquanto existem resistências para que todos os cargos de  investigação da polícia judiciária sejam de nível superior, com toda a complexidade que a função requer, os cargos de polícia ostensiva exigem o curso de bacharel em direito, com total apoio institucional da PMERJ.

Além disso, ainda existe o lobby dos “cursinhos” e seus professores/coordenadores, bem como dos jornais especializados em concursos.

Apesar dessas forças contrárias com seus interesses próprios, iremos vencer essa batalha, pois a nossa luta é pelo engrandecimento da nossa gloriosa Polícia Civil e pela valorização de TODA a categoria, de forma isonômica.

© 2024 COLPOL-RJ.
Fale Conosco!
Fale Conosco!
COLPOL-RJ
Olá. Podemos ajudar?